Notícias

Indústria e Turismo com Linha de Crédito para a Descarbonização e Economia Circular
Agrogarante, Garval, Lisgarante e Norgarante - têm disponível a Linha de Crédito para a Descarbonização e Economia Circular.

Para as empresas industriais e do turismo que tenham na sua agenda de competitividade a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental, as Sociedades de Garantia Mútua – Agrogarante, Garval, Lisgarante e Norgarante - têm disponível a Linha de Crédito para a Descarbonização e Economia Circular.

Dotada de 100 milhões de euros, nela são enquadráveis operações de financiamento até 2 milhões de euros (montante máximo por empresa) que visem investimentos nas categorias da eficiência energética e da economia circular, como a substituição de equipamentos, a monitorização e a redução do consumo, a reformulação e integração de processos inerentes à troca de fontes de energia fóssil por outras de origem renovável e novos investimentos em fontes renováveis para autoconsumo no processo produtivo ou em estratégias circulares. 
Adicionalmente, as empresas do setor do turismo podem ainda candidatar projetos que passem por intervenções na envolvente opaca e envidraçada dos edifícios, tendo em vista a eficácia do isolamento térmico e o incremento da eficiência energética. Isto porque o Turismo de Portugal e o Fitec - Fundo de Inovação, Tecnologia e Economia Circular são os veículos públicos que viabilizam esta linha de crédito.
Cabem nesta linha de crédito empréstimos de médio e longo prazo, até 10 anos, incluindo 24 meses de carência de capital. A taxa de juro pode ser fixa ou variável, consoante o acordado entre o banco e a empresa beneficiária, acrescida de um spread máximo de 3,5%. Por seu lado, a garantia autónoma prestada pelas Sociedades de Garantia Mútua responde até 80% do capital em dívida em cada momento, sendo a comissão de garantia integralmente bonificada.

Todas as empresas que procurem financiamento para os seus projetos no âmbito da descarbonização, incluindo projetos submetidos a concurso do PRR podem candidatar-se através de um dos 10 operadores bancários: Novo Banco, Novo Banco dos Açores, Banco BPI, Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, Bankinter, Millennium BCP, Caixa Geral de Depósitos, Banco BIC Português, Caixa Económica Montepio Geral e Banco Santander Totta.
As Sociedades de Garantia Mútua - Norgarante, Garval, Lisgarante e Agrogarante - apoiam a produção nacional através do patrocínio às iniciativas da AEP no âmbito da sua intervenção no programa "Portugal Sou Eu”, promovendo a valorização da produção nacional e a competitividade das empresas portuguesas.
 

Últimas Notícias